domingo, 30 de outubro de 2011

Televisão nada interativa

São 16:00 da tarde de um domingo, no canal da tv aberta passa uma partida de futebol de dois times que não tenho interesse em assistir, nos outros canais programas de auditório que me animam a dormir, na tv a cabo nada de interessante.


A televisão funciona hoje em dia como um monologo onde as emissoras definem o que vai passar e o sujeito assiste, tendo alguma variação no PPV que nem sempre tem coisas interessantes a serem comprados.

Geralmente o foco é a audiência seja os canais pagos ou livres, aumentar os anunciantes e faturar mais. 

A única forma de interatividade que existe para programação de televisão definitivamente é a internet.

É possível caçar filmes, séries, animes, livros de qualquer época ou mesmo encarar o youtube que tem muito conteúdo misto e nem sempre completo, porém existe o problema de ficar baixado o conteúdo por horas afim ou procurando em sites diversos.

A interatividade na televisão seria perfeita se pudéssemos:

Domingo as 16:00 da tarde vendo que não está passando jogo do meu tipo posso ir olhar o acervo da History Channel e ver um documentário sobre o crime organizado no Brasil. Em sequência deixar programado ver o filme Tropa de Elite. Em seguida ver o documentário da Discovery sobre a rebelião em São Paulo do PCC e finalizar o dia vendo o filme “Cidade de Deus”.

Os temas poderiam variar, ver algum jogo antigo de futebol, rever a disputa olímpica de vôlei de 1992, ver os filmes do Star Wars entre outros.

Vivemos em uma época onde a programação das emissoras ditam o que vemos, o que pode influenciar automaticamente no que poderemos ver futuramente(ver o fantástico falando sobre a tomada de um morro carioca pelo Bope pode resultar no final do dia passar o Tropa de elite ou Cidade de Deus).

A falta de interatividade faz com que as pessoas recorram cada vez mais a internet e outro meios,  por tabela diminuem audiência das emissoras de televisão.

Existem sites de acervos on-line e compras sobre demandas de conteúdo, mas mesmo assim não existe tantas coisas antigas e prevalece apenas o conteúdo do que se tem direito de transmissão.


As barreiras atuais são desde técnicas, faltaria banda para baixar programas sobre demanda assim como comerciais, ter os direitos de exibição de tudo.

Espero daqui uns 20 anos poder pegar um controle remoto e escolher o que quero ver na TV e não pagar para as emissoras passarem o que quiserem, não quero ficar vendo programa de auditório domingo a tarde ou reprises do Harry Potter.

Se pago, quero ver o que gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo.