domingo, 25 de setembro de 2011

Reação a alteração da teoria da relatividade



Nas últimas semanas deu para observar a reação do meio cientifico a uma possível quebra de paradigma da física.

Em um experimento nos laboratórios do CERN, cientistas descobriram que partículas de neutrinos lançadas durante um experimento atingiram velocidade superior a da luz, algo em torno de 306.000km por segundo, 6.000 a mais do que a velocidade da luz.

O que gera espanto é que teoricamente para se atingir essa velocidade seria necessário energia infinita, algo previsto segundo a teoria da relatividade.

O experimento foi revisado por seis meses até que nos últimos dias a notícia repercutiu. Nesse instante laboratórios do Japão e EUA tentam ou tentaram simular o ocorrido, caso consigam repetir o ocorrido não será um erro local ou mesmo de medição do CERN.

A confirmação desse tipo de descoberta possibilitaria desde viagens no tempo até uma chance de que é possível viajar no cosmos com velocidade maior do que da luz de forma a atingir distancia maiores não sendo barrados pelo limite imposto pela teoria da relatividade, o que tornaria impossível para humanos viajarem pelo espaço.

Algumas reações são interessantes de se ver do meio cientifico, há alguns meses um grupo de físicos de Hong Kong teriam comprovado que não seria possível viajar nessa velocidade: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/07/viagem-no-tempo-e-impossivel-cientistas-comprovam.html
Seriam os primeiros a como se dizia antigamente: ”caírem do cavalo”.

No geral se vê reações céticas de cientistas negando veementemente que isso tenha ocorrido, de certa forma nesse segmento é necessário ser cético e acreditar apenas baseado em fatos e que todas novas descobertas sejam questionadas até não haver dúvida.

Por outro lado como muita coisa teria que se repensada e talvez até daria trela para teorias que ainda não são completamente aceitas como das cordas, a física sofreria grandes mudanças.

Mas o bom vai ser ver que nem sempre a ciência tem completa razão, afinal de contas se isso for confirmado foi um engano propagado por muito tempo como um fato por cientistas, imagina descobrirmos que 2 +2 não é 4.

Os próximos anos prometem serem promissores se for comprovado tal acontecimento e quem sabe daqui umas décadas estejamos saindo do sistema solar(estou sonhando lógico).

Como diria a famosa frase e que deveria ser seguida por parte dos cientistas: ”Eu só sei, que não sei de nada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo.