quarta-feira, 12 de março de 2014

Gankutsuou - o conde de monte cristo



Gankutsuou ou como foi batizado no brasil:"Conde de monte cristo" é uma adaptação do romance francês do Alexandre Dumas e diga-se de passagem já houveram vários filmes, séries e até novela da globo "Avenida Brasil" baseados. Nisso da para ver o poder dessa trama digamos universal sobre vingança.

Focando no anime em uma primeira olhada o visual é meio estranho, as texturas parecem meio random e bizarras em alguns pontos juntando aquele 3d da época que ainda não era perfeito, ainda sim depois de acostumar não me senti incomodado e não considero problemas.

A história é uma adaptação futurista do romance do seculo 19 narrada no livro, apesar desse descolamento do tempo é muito bem combinado os elementos futuristas com o passado sem parecer algo bizarro e lembrando o período vitoriano.

Outra ponto, assim como o livro as adaptações são narradas em primeira pessoa, essa é narrada em terceira pessoa no ponto de vista do protagonista Albert deveras inocente e até tolo, mas que acaba sendo levado "pelos" fatos e não pelas coincidências como diz o Conde de Monte cristo. Além de que sua evolução como pessoa, passagem da adolescência para o mundo adulto é um dos vários temas da história.
Spoileando a história Conde é um antagonista/protagonista extremamente foda ao mesmo tempo que se mostra carismático, amistoso e cruel, mas que no fundo como a narrativa mostra não da para se dizer quem é certo ou errado ou o que é "merecido".

Tudo ou quase tudo é algo que ele sempre tem uma mão e assim como no livro a história é a execução desse plano de vingança arquitetado por décadas, mas diferente do original tem um elemento muito importante e diferente Gankutsuou que na minha opinião seria o equivalente a sorte na história original.

Essa história é simplesmente muito foda, é uma montanha russa de acontecimentos onde aborda: traição, ganância, vaidade, luxuria, cobiça, inveja, roubo, assassinato, incesto e etc, que são mostrados impregnados na alta sociedade francesa, provavelmente uma critica a época que ainda é atual, é uma história forte e que no fundo da aquela velha mensagem do seu madruga:"Que a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena" e que no caso do Conde paga um preço alto para executar o seu objetivo.

Outro tema é como se usam as pessoas para alcançar diversos objetivos as tornando descartáveis depois, os temas são muitos é difícil falar da história sem soltar algum spoiler hehe.

A trilha sonora é extremamente bela e de um extremo bom gosto:

Tem muitas referências a música erudita e autores clássicos sem ser algo cafona com cara de ultrapassado e mesmo a abertura é muito bonita. O encerramento sempre me lembrou a abertura do Dr. Who.

Zero de fanservice, trilha sonora lindíssima, história foda, arte muito bem feita e ousada, bom desenvolvimento de personagens e mesmo no fato de inovar ao contar a história mundialmente conhecida de uma forma diferente, alias resolveram exatamente o problema que comentei ter nova adaptação do Old Boy.

Provavelmente entrará para minha coleção de DVD para no futuro quem sabe assistir novamente.

Link para quem quiser baixar:http://www.hyuugadownloads.com.br/?p...-Cristo&id=644

Para mim é difícil lembrar ou citar defeitos relevantes, considero uma obra que merece uma nota 10 um trabalho excepcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo.