segunda-feira, 25 de julho de 2011

Velhas potencias, novas potencias



Lembro de nos anos oitenta(era moleque) existir toda aquela disputa ideológica entre EUA vs União Soviética na guerra fria, muitos filmes e livros da época foram produzidos, desde supondo um conflito nuclear até a derrocada de alguma das potencias.

Muitas das ideias de conflitos ficaram apenas na ficção, pois em 1991 a União Soviética entrou em colapso.

Houve uma grande mudança em vários aspectos desde essa época com o mundo “polarizado” apenas nos EUA.

Mas eis passado alguns anos o mundo começa a mudar em alguns aspectos.

Hoje (2011), China se tornou a segunda maior economia do mundo, passando Japão, e o maior consumidor de matéria prima com a crise americana e com incrível crescimento médio de 10% ao ano da economia.
Índia também entrou no “bonde do tigrão“, assim como Brasil e Rússia são considerados como possíveis futuras potencias por seus altos crescimentos em épocas de crises das grandes potencias.

Nos dias atuais, se discute muito a situação dos EUA que claramente não parece entrar novamente nos eixos. Seu desemprego continua na faixa dos 9%, déficit está tão alto que no último fim de semana(23/07/2011) se discute um eventual calote americano que precisa aplicar uma política de corte de gastos para honras suas “dívidas”, algo impensável há alguns anos.

Se isso significa queda de um “império“, surgimento de outros só o tempo dirá, é muito precipitado ainda dizer algo. Mas vemos discussões em torno de cortes nos gastos com defesa, projetos novos de armas, da NASA entre outros que talvez possa significar a diminuição do gigantismo dos EUA.

Por outro lado vemos uma corrida armamentista na Ásia. China investindo forte em projetos próprios de caças, compra porta aviões russos, armamentos, exploração espacial e pesquisas. Japão por seu lado cogita criar o exército próprio, não possui um por causa da segunda guerra mundial e investe no desenvolvimento de um caça. Índia investe pesado na compra de armas, caças, blindados além de fazer uma parceria estratégica com a Rússia na criação de um novo caça.

As transformações geopolíticas e militares prometem ser grandes nos próximos anos caso mantenha essa demanda, talvez a influencia americana diminui na Ásia e a China comece a “demarcar o território”.

Imagino uma China com grande poderio naval fazendo frente a qualquer país da Ásia(outro dia a China obrigou o governo japonês se desculpar pelo impacto de um barco da guarda costeira com um pesqueiro chinês em local de disputa territorial).

Será que estamos as portas de uma época com várias tensões entre potencias regionais? Ainda mais com a “polícia mundial” em recessão. E falta de grandes potências globais?

Índia vive com rusgas contra Paquistão. China e Japão entrando em atrito. Rússia com problema com ex-republicas e etc.

Mudasse os peões no tabuleiro, mas as lutas continuam e isso faz alguns séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo.